O Rotaract Club Maringá Cidade Canção, Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF) do Curso de Direito da UEM, Departamento de Direito Público do Curso de Direito da UEM e Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR) realizaram, na noite do dia 16 de junho de 2010, o X Direito em Debate: Ciclo "Corrupção na Administração Pública".
O evento contou com o patrocínio da FEMPAR.
Para grata surpresa dos organizadores, o evento foi um dos que mais obteve público no Curso de Direito da UEM, sendo que cerca de 250 acadêmicos fizeram-se presentes.
"Presidente do Rotaract Club Maringá Cidade Canção Simone Tanaka fazendo os agradecimentos"
"Diego Franco Presidente do CAHRF e Vice-Presidente do Rotact Club Maringá Cidade Canção fazendo os agradecimentos"
Além da presença maciça de acadêmicos, o evento contou com a presença de autoridades da sociedade civil e da administração universitária da UEM.
O evento teve como objetivo principal o debate acâdemico acerca da Corrupção na Administração Pública, temática em vogal na mídia e no âmbito jurídico. Sendo, para isso, proferida duas palestra acerca da temática.
Primeiramente, ocorreu a palestra intitulada "Ficha Limpa e o Princípio da Presunção de Inocência", a qual foi proferida pelo Professor Doutor Mateus Bertoncini, o qual é Bacharel em Direito pela PUC-SP, Doutor e Mestre em Direito do Estado pela UFPR, Professor do Mestrado em Direito da UNICURITIBA, Professor da FEMPAR e Promotor de Justiça no Estado do Paraná.
"Prof. Mateus Bertoncini"
Em seguida, ocorreu a palestra "O Controle da Administração Pública", que foi proferida pelo membro do Observatório Social de Maringá Marcos Luchiancenkol, o qual é Bacharel em Administração pela UEM, Bacharel em Processamento de Dados pela UEM e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil.
"Marcos Luchiancenkol"
Além da repercussão acadêmica do evento, este teve grande repercussão social, uma vez que, diversos meios de comunicação (RCPTV, Rádio CBN, Informativo UEM),
Site UEM) expuseram ao público mariengaense.
Na ocasião, ocorreu a arrecadação de leite e alimentos não perecíveis que foram doados pelos acadêmicos participantes. Os alimentos arrecadados foram para o lar dos Vicentinos, os leites foram doados para Creche Alan Kardec.