Sobre o Rotaract

-->



PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ROTARACT
QUE É OMIR-BRASIL?
É a organização de âmbito nacional do Rotaract, no Brasil. Sua descrição oficial é: Organização Multidistrital de Informação de Rotaract Clubs – Brasil. Apesar de sermos compostos pelos 38 Distritos do Brasil, para RI não existe o parâmetro nacional, por isso formamos uma Organização Multidistrital (de vários Distritos). A Omir-Brasil foi criada para aumentar o intercâmbio de informações entre os Rotaract Clubs, elevando o nível de trabalho, o profissionalismo e o marketing para toda a Organização. Depois do pioneirismo de nossa idéia – de criar uma Organização Multidistrital, por volta de 1992, outras OMIRs foram criadas pelo mundo, congregando Rotaracts de um ou mais países. Nossa Organização vem se destacando no nível de trabalho e intercâmbio com outras organizações, como a Airaup (da Argentina, Uruguai e Paraguai), apesar de ainda termos muito a desenvolver.
(Fonte: Omir-Brasil)
COMO SE DEFINE ROTARACT?
O Rotaract Club é uma organização patrocinada por um Rotary Club, constituída de jovens adultos de ambos os sexos, entre as idades de 18 e 301 anos inclusive, cujo propósito é oferecer-lhes a oportunidade de incrementar os conhecimentos e a experiência que lhes serão de utilidade para seu próprio desenvolvimento pessoal, para atender carências físicas e sociais de suas respectivas comunidades e para promover melhores relações entre os povos do mundo inteiro através da amizade e prestação de serviços.
(Fonte: Declaração de Normas)
O QUE SIGNIFICA A PALAVRA ROTARACT?
É uma junção de palavras inglesas. ROTAR (de Rotary) e ACT (de Action), o que nos possibilita interpretá-la de duas formas:
a.                 Rotary em Ação
b.                Ação de Rotary
Ambas estão corretas, pois o programa Rotaract é uma ação da Avenida de Serviços à Comunidade Mundial do RI; todavia, não deixa de ser o "Rotary em Ação", centrado nas futuras gerações.
(Fonte: Domínio Público)
ONDE E QUANDO FOI FUNDADO O ROTARACT?
No dia 13 de março de 1968, em North Charlotte, Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América.
(Fonte: Rotary International)
COMO SE DEFINE O EMBLEMA DO ROTARACT?
O emblema do Rotaract é um círculo com a letra "R" (maiúscula) sobreposta a cinco linhas horizontais e cinco linhas curvas verticais no centro desse círculo. Esses elementos deverão obedecer às proporções estabelecidas na tabela constante no Manual do Rotaract. Com o "R" na posição vertical, a palavra "ROTARACT" encontra-se centralizada diretamente acima, contida no anel externo. A palavra "CLUB" aparece centralizada diretamente abaixo da letra "R", contida no anel externo. Todas as letras deverão ser em alto relevo. O aro externo forma um círculo perfeito, em alto relevo, envolvendo todos os elementos.
(Fonte: Manual do Rotaract)
QUAIS SÃO AS RESTRIÇÕES QUANTO AO USO DO DISTINTIVO OU EMBLEMA DO ROTARACT?
O nome e emblema do Rotaract são propriedade do Rotary International e serão preservados para o uso exclusivo dos que se encontram envolvidos com o programa do Rotaract. O emblema pode ser usado por rotaractianos sem maiores explicações. Quando for usado para representar um clube, o nome do mesmo deve aparecer junto ao emblema. Quando existir um distrito rotário, o mesmo poderá usar o emblema somente em conjunção com alguma referência ao distrito e seu número.
O sócio do Rotaract Club terá o direito de usar e exibir o nome e emblema do Rotaract de uma maneira digna e apropriada durante o período de sua afiliação no Rotaract Club, renunciando a esse direito após a sua saída do Rotaract Club ou após a desativação do seu Rotaract Club.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)
O QUE É WORLDWIDE ROTARACT DIRECTORY?
É uma anuário publicado pelo RI, que contém relação de todos os Rotaract Clubs do mundo, com os nomes dos respectivos presidentes, local, dia e hora das reuniões, distrito rotário, país, estado, código de endereçamento, telefone e e-mail.
Apresenta também uma lista dos membros da administração e das comissões internacionais, além de muitas outras informações de interesse.
O Worldwide Rotaract Directory é, portanto, uma brochura indispensável ao secretário do clube e muito útil aos sócios em viagem ao exterior. É muito comum ser utilizado o termo Livrão para designá-lo no Brasil.
(Fonte: Cartilha Rotária - Adaptação)
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO ROTARACT?
·                     desenvolver conhecimentos profissionais e de liderança;
·                     destacar o respeito pelos direitos dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada indivíduo;
·                     reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidades de servir;
·                     reconhecer, praticar e promover altos padrões de ética como capacidade de liderança e responsabilidade profissional;
·                     desenvolver o conhecimento e a compreensão de todas as carências, problemas e oportunidades de servir na comunidade e no mundo;
·                     abrir avenidas de ação pessoal e de grupo para servir a comunidade e promover a compreensão e boa vontade internacional entre todos os povos.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas
QUAIS PODEM SER AS BASES DE UM ROTARACT CLUB?
Existem duas bases para se criar um Rotaract Club. A primeira delas (e mais usual) é a comunidade, na qual se buscam os jovens com o perfil ideal para o Rotaract. A outra base é uma universidade. Quando o Rotaract Club for ligado a uma universidade, o controle e conselho proporcionados pelo Rotary Club patrocinador serão exercidos em completa cooperação com as autoridades escolares com o entendimento de que esse clube estará sujeito às mesmas normas e regulamentos estabelecidos pelas autoridades para todas as organizações de estudantes e atividades extra-curriculares da instituição de ensino.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)
QUAL O TRÂMITE NORMAL PARA SE CONSTITUIR UM ROTARACT CLUB?
O Rotaract Club é organizado, patrocinado e aconselhado por um Rotary Club, ou clubes, e é estabelecido após a aprovação do governador de distrito e depois de ter sido certificado e reconhecido pelo Rotary International. Não poderá ser estabelecido e mantido de nenhum outro modo, sendo que sua existência dependerá do patrocínio contínuo de seu Rotary Club patrocinador e do constante reconhecimento do Rotary International.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)
O QUE É O ROTARY CLUB PATROCINADOR?
É o Rotary Club que se dispõe a empreender um projeto de organização de um Rotaract Club, formando uma comissão composta por 5 rotarianos que trabalharão na localização dos sócios em potencial para o Rotaract.
O Rotary Club patrocinador acompanhará o Rotaract Club em toda a sua existência.
Sem um Rotary Club patrocinador, não há Rotaract.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)
UM ROTARACT PODE TER MAIS DE UM PATROCINADOR?
Sim. Desde que:
a.                 governador de distrito dê sua aprovação, declarando por escrito que, na sua opinião, os melhores interesses do distrito, dos Rotary Clubs envolvidos e do programa do Rotaract seriam servidos pelo patrocínio em conjunto;
b.                as circunstâncias sejam tais que a organização de Rotaract Clubs separados, cada um patrocinado por um Rotary Club, viria a criar ou resultar em uma divisão artificial do que é essencialmente um único conjunto de estudantes dentro da universidade ou comunidade;
c.                 uma comissão Rotaract conjunta seja estabelecida, com representação de cada um dos Rotary Clubs patrocinadores.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)
COMO É FEITO O FINANCIAMENTO DAS DESPESAS DE UM ROTARACT CLUB?
Cada rotaractiano deverá pagar uma taxa de sócio anual a seu Rotaract Club a fim de cobrir os gastos administrativos do mesmo. É responsabilidade dos Rotaract Clubs angariar os fundos necessários para implementar seus programas. Os Rotaract Clubs não devem pedir auxílio financeiro aos Rotary Clubs ou a outros Rotaract Clubs.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)
QUAIS OS REQUISITOS PARA SER SÓCIO DE UM ROTARACT CLUB?
O quadro social deste clube será constituído de jovens adultos entre as idades de 18 a 30 anos (inclusive), de ambos os sexos, de bom caráter e com potencial para liderar.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)
QUE É RDR (REPRESENTANTE DISTRITAL DO ROTARACT)?
É um rotaractiano selecionado – através de processo de eleição – entre os sócios do programa Rotaract em todo o distrito, que atuará como agente de ligação entre esses Rotaract Clubs do distrito, o Governador Distrital e o RI, tendo mandato de um ano (coincidente com o mandato do Governador do distrito).
(Fonte: Manual do Rotaract)
QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DO RDR?
·                     Elaborar e distribuir um boletim distrital do Rotaract;
·                     Planejar, organizar e realizar uma conferência distrital do Rotaract;
·                     Incentivar o comparecimento e a participação de todos na conferência distrital;
·                     Implementar atividades de promoção e expansão do Rotaract através do distrito em coordenação com o presidente da comissão rotária distrital do Rotaract;
·                     Servir como contato do distrito para a secretaria do RI com relação a informações sobre o Rotaract;
·                     Planejar e implementar atividades de prestação de serviços (se aprovadas por três-quartos dos Rotaract Clubs do distrito);
·                     Oferecer apoio e orientação aos Rotaract Clubs durante a implementação de seus projetos;
·                     Trabalhar em conjunto com o presidente da comissão rotária distrital do Rotaract na coordenação de atividades Rotary/Rotaract no distrito;
·                     Coordenar atividades de relações públicas para o Rotaract a nível distrital;
·                     Colaborar com o presidente da comissão rotária distrital do Rotaract no planejamento e na implementação de uma sessão de treinamento para os dirigentes de Rotaract Clubs do distrito.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)
QUAIS OS EVENTOS DISTRITAIS OFICIAIS DO ROTARACT CLUB?
Dois importantes encontros distritais do Rotaract são realizados anualmente: a assembléia distrital do Rotaract e a conferência distrital do Rotaract.
(Fonte: Manual do Rotaract)
O QUE É ADIRC?
ADIRC é a sigla para Assembléia Distrital do Rotaract Club. O propósito da assembléia distrital do Rotaract é treinar os dirigentes entrantes de Rotaract Club. A assembléia pode ser realizada a qualquer momento após as eleições dos dirigentes de clube - em geral, antes do início do novo ano rotário.
(Fonte: Manual do Rotaract)
QUEM PARTICIPA DA ADIRC?
Participam da ADIRC os dirigentes, diretores e presidentes entrantes de comissão de clube; o representante distrital do Rotaract atual e entrante; o governador de distrito; a comissão rotária distrital do Rotaract (integrada por rotarianos); a comissão Rotaract do distrito (integrada por rotaractianos); o presidente e os membros da comissão Rotaract do Rotary Club patrocinador; e os conselheiros de Rotaract Clubs.
A Omir-Brasil recomenda que se estendam os treinamentos a todos os rotaractianos do distrito, sendo possível até mesmo um treinamento para convidados, nos moldes dos treinamentos de Novos Sócios e Convidados, realizados pela Omir-Brasil durante as Conarcs.
(Fonte: Manual do Rotaract – Adaptação)
O QUE SE DISCUTE NA ADIRC?
A assembléia inclui sessões gerais e discussões em grupos, visando treinar os dirigentes de Rotaract Clubs e os presidentes de comissão, bem como incentivar a comunicação entre a liderança do Rotaract Club, o Rotary Club patrocinador e a liderança distrital. Sessões individuais podem ser organizadas para a discussão do papel dos dirigentes de Rotaract Club. As sessões gerais podem ser dedicadas à discussão de atividades distritais do Rotaract, e de idéias sobre projetos de prestação de serviços e desenvolvimento do quadro social. O programa deve ser aprovado pelos organizadores da assembléia e pelo governador de distrito.
(Fonte: Manual do Rotaract)
O QUE É CODIRC?
CODIRC é a sigla para Conferência Distrital do Rotaract Club. A conferência distrital é uma oportunidade para que todos os rotaractianos do distrito reunam-se para celebrar as realizações do Rotaract naquele ano. Além disso, é uma excelente ocasião para a troca de idéias e informações, avaliação dos projetos implementados, planejamento de novas atividades, e fortalecimento do espírito de cooperação e amizade.
(Fonte: Manual do Rotaract – Adaptação)
QUEM PARTICIPA DA CODIRC?
Todos os rotaractianos do distrito, os membros da comissão rotária distrital do Rotaract, os conselheiros rotarianos e o governador devem ser convidados para participar da conferência distrital do Rotaract. A conferência pode ter lugar no final de maio ou em junho, em um local central de acesso fácil e econômico.
(Fonte: Manual do Rotaract)
O QUE SE DISCUTE NA CODIRC?
As sessões plenárias podem incluir oradores de agências governamentais regionais, empresas locais ou organizações comunitárias. Se a conferência girar em torno de um tema específico, (por exemplo, prevenção do uso de drogas ou promoção da alfabetização), os oradores convidados devem ser especialistas na área. As sessões plenárias são uma excelente oportunidade para destacar o talento de rotaractianos músicos, dançarinos ou artistas, e para reconhecer rotaractianos ou Rotaract Clubs que tenham-se destacado em atividades de prestação de serviços à comunidade durante o ano. Além disso, a conferência é uma boa ocasião para a eleição do representante distrital do Rotaract para o ano seguinte, para que ele tenha um ano inteiro para preparar-se para o cargo.
As sessões em grupos podem ter diferentes formatos - seminários sobre projetos, debates sobre idéias para projetos, ou discussões sobre problemas distritais específicos, sendo que as recomendações sugeridas pelos participantes devem ser comunicadas a todos durante a sessão geral.
(Fonte: Manual do Rotaract)
O QUE É UM EVENTO MULTIDISTRITAL?
Encontros multidistritais referem-se a conferências, seminários ou reuniões que envolvam Rotaract Clubs de vários distritos para a discussão de assuntos importantes para todos. O representante do Rotaract do distrito sediando o encontro deve fornecer aos governadores dos distritos envolvidos uma cópia do programa proposto e informações sobre as datas, o local, os participantes e o orçamento, bem como prova de obtenção do seguro contra terceiros. O encontro deve contar com aprovação do governador do distrito onde o mesmo será realizado. O representante distrital do Rotaract deve informar o(s) diretor(es) do RI encarregado(s) da zona e o secretário geral do RI sobre a realização do evento.
(Fonte: Manual do Rotaract e Declaração de Normas)
A Conferência Multidistrital mais conhecida e importante para nós, rotaractianos brasileiros, é a Conarc - antigamente Conferência Nacional de Rotaract Clubs e hoje Conferência Multidistrital de Rotaract Clubs, de acordo com nomeclatura exigida pelo RI. Ela é realizada todos os anos, anfitrionada por um clube ou distrito do Brasil seguindo as normas pré-estabelecidas pelos RDRs da Omir-Brasil. Visando coincidir com as férias universitárias, a conferência ocorre entre o final de janeiro e o início de fevereiro de cada ano.
(Fonte: Omir-Brasil)
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL?
Organizações multidistritais, freqüentemente chamadas de Organizações Multidistritais de Informação do Rotaract (OMIRs), podem ser formadas com o propósito de disseminar informações e facilitar a comunicação entre os Rotaract Clubs dos distritos envolvidos. Tais organizações devem contar com a aprovação dos governadores e do conselho diretor do RI e são integradas pelos representantes distritais do Rotaract, sendo que cada representante pode indicar um membro da sua organização distrital para implementar atividades da organização multidistrital. Os fundos necessários para tais atividades devem ser obtidos exclusivamente através de contribuições voluntárias.
(Fonte: Manual do Rotaract)
QUAIS OS PODERES DE UMA ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL?
As organizações multidistritais não têm poder de tomada de decisão ou legislativo, exceto no referente a atividades da própria organização, sendo que cada membro (representante distrital do Rotaract) tem direito a um voto.
(Fonte: Manual do Rotaract)
PODE UM ROTARACT CLUB SER PATROCINADO POR MAIS DE UM ROTARY CLUB?
Um Rotaract Club pode ser organizado e patrocinado conjuntamente por mais de um Rotary Club, com as seguintes condições:
·                     O governador de distrito deve dar a sua aprovação por escrito;
·                     As circunstâncias devem ser tais que a organização de mais um Rotaract Club, cada um patrocinado por um único Rotary Club, criaria uma divisão artificial entre os jovens da comunidade ou universidade;
·                     Uma comissão rotária conjunta do Rotaract deve ser criada, com representantes de cada Rotary Club patrocinador e;
·                     Cada sócio do Rotaract Club deve comprometer-se a respeitar as provisões dos estatutos e do regimento interno do clube.
(Fonte: Manual do Rotaract)
O QUE É UM ENCONTRO ROTARACT PRÉ-CONVENÇÃO?
O encontro Rotaract pré-convenção, patrocinado pelo Rotary International, reúne rotaractianos e rotarianos de todo o mundo a fim de compartilhar idéias sobre projetos e desfrutar companheirismo. Esse encontro, realizado imediatamente antes da convenção do RI, atualiza os participantes sobre novas diretrizes e atividades do Rotaract, homenageia projetos excepcionais implementados por Rotaract Clubs e oferece aos rotaractianos a oportunidade de compartilhar suas idéias com administradores e funcionários do RI. Todos os representantes distritais do Rotaract e presidentes de Rotaract Clubs devem participar desse encontro.
(Fonte: Manual do Rotaract)
O QUE É INTEROTA?
INTEROTA é uma reunião rotária internacional realizada a cada três anos. É uma oportunidade para os rotaractianos entrarem em contato com uma cultura diferente da sua, visitarem pontos turísticos e conhecerem os projetos implementados por outros clubes. Reuniões INTEROTA já tiveram lugar na África do Sul e na Turquia.
O distrito 4570 (da Omir-Brasil) será o anfitrião do INTEROTA 2002. Com isso teremos o primeiro encontro mundial realizado no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro. É a chance que temos de mostrar ao mundo a força do Rotaract nacional, segundo país do mundo em número de clubes e sócios.
(Fontes: Manual do Rotaract e Omir-Brasil)
QUAL O ÓRGÃO ADMINISTRATIVO DO ROTARACT CLUB?
O órgão administrativo de um Rotaract Club é o ser Conselho Diretor.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
COMO ESTABELECER DIFERENÇAS ENTRE DIRIGENTES E DIRETORES?
Dirigentes são presidente, presidente-eleito, vice-presidente, secretário, tesoureiro e protocolo. Diretores são todos os membros do Conselho Diretor.
(Fonte: Cartilha Rotária)
DE QUANTOS MEMBROS É COMPOSTO O CONSELHO DIRETOR?
É composto pelo presidente, ex-presidente imediato, vice-presidente, secretário, tesoureiro e diretores adicionais, cujo número será determinado pelo próprio clube, entre os sócios em pleno gozo de seus direitos.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DO CLUBE?
O presidente liderará todas as reuniões ordinárias e especiais do clube e do conselho diretor. Ele nomeará, com a aprovação do conselho, todas as comissões permanentes e especiais e, caso haja uma vaga no conselho diretor, poderá, com a aprovação do conselho, preencher essa vaga fazendo uma nomeação que vigorará até a próxima eleição regular do clube. Ele será um membro ex-officio de todas as comissões. Ele se manterá em contato com o Rotary Club patrocinador e com o representante distrital do Rotaract para mantê-los sempre informados das decisões adotadas pelo clube.
(Fonte: Manual do Rotaract)
QUEM DEVE PRESIDIR A REUNIÃO NA AUSÊNCIA DO PRESIDENTE?
Conforme disposição do Regimento Interno do Rotaract Club Pato Branco Sul, na ausência do presidente as reuniões poderão ser presididas por:
a.                 Na ausência do presidente, presidirá as reuniões ordinárias e especiais do clube o titular do cargo de vice-presidente.
b.                Na ausência tanto do presidente quanto do vice-presidente, presidirá as reuniões ordinárias e especiais do clube o titular do cargo de secretário.
c.                 Na ausência do presidente, do vice-presidente e do secretário não haverá reunião do clube.
d.                Em casos fortuitos onde se constante com antecedência a circunstância exposta no item anterior, o Conselho de Ex-Presidentes reunir-se-á e deliberará acerca da designação, ou não, de outro membro do Conselho Diretor ou sócio do clube, para presidir uma reunião previamente marcada e cuja realização seja inadiável.
No Rotary Club, o secretário nunca assume a presidência do clube, assim como no Conselho Diretor do RI. O diretor de protocolo seria a pessoa indicada para assumir após o vice-presidente em um clube rotário. O mesmo procedimento pode ser adotado e é incentivado no Rotaract Club. A razão disso é que o secretário tem uma função muito específica durante uma reunião, que não pode deixar de ser feita. Se ele substitui o presidente, imediatamente seria necessário um outro companheiro para substituí-lo. Entretanto isso não faz muito sentido se o secretário está presente à reunião. Passarão a ser duas em vez de uma as funções sem o titular e realizadas por um substituto.(Fontes: Regimento Interno do Rotaract Club Pato Branco – Sul e Manual de Procedimento)
QUAIS AS FUNÇÕES DO VICE-PRESIDENTE?
O vice-presidente será o sucessor do presidente, se o cargo ficar vago, por qualquer que seja a causa e, na ausência do presidente, presidirá todas as reuniões do clube e do conselho diretor.
(Fonte: Manual do Rotaract)
REUNIÕES ORDINÁRIAS.
Em nossas reuniões semanais de trabalho, podemos, de vez em quando, esquecer as exigências do Protocolo e usar algumas liberdades. Mas, não se vá à indelicadeza de mal colocar um convidado. Mesmo nas reuniões semanais de trabalho devemos nos esmerar para que tenhamos uma reunião agradável em todos os aspectos que uma atividade rotária merece.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
REUNIÕES FESTIVAS DO CLUBE.
O Diretor de Protocolo deve ter cuidados especiais em todos os aspectos tratados anteriormente. Não esquecendo que haverá presença feminina. A presença de senhoras não altera a ordem de precedência. Sua precedência, no entanto, acompanha a do marido.
Duas regras básicas a observar:
1º - não ponha à mesa duas senhoras lado a lado;
2º - nem constitua que uma senhora ocupe o último lugar, à ponta da mesa
VISITA DO GOVERNADOR E DO RDR.
Atenção especial deve se dar à reunião festiva de visita oficial do Governador e do RDR de Distrito. A reunião terá programa simples e será planejada com audiência prévia tanto do Governador quanto do RDR, respeitando-se a circunstância. Na oportunidade só falará o Presidente do clube para saudar a autoridade máxima. (ou um Orador do clube fará a saudação oficial) e o Governador ou RDR, para transmitir sua mensagem.
À mesa acomodar-se-ão o Presidente e o Governador/RDR nos lugares centrais. O Presidente no lugar no 1 e o Governador/RDR no lugar no 2. Ao lado do Governador/RDR a senhora do Presidente, e ao lado do Presidente da senhora do Governador/RDR. A partir daí, seguirá a mesa segundo a ordem do Protocolo.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
PRECEDÊNCIA.
Esta é parte mais difícil e polêmica do trabalho do Diretor de Protocolo. Nas reuniões do clube, o Presidente; nas reuniões da Governadoria, o Governador.
Em reuniões onde se encontrar o Governador do Estado, deve-se consultar o Cerimonial do Governador do Estado. Em reuniões onde se encontrar o Prefeito, a precedência será:
·                     Presidente do Clube
·                     Governador do Distrito/RDR
·                     Prefeito Municipal
·                     Presidente da Câmara de Vereadores
·                     Juiz de Direito da Comarca, etc
Em reuniões onde houver presença de militares, deverá ser seguido a precedência em seus postos e dentro das diferentes Armas, seguindo a ordem hierárquica, Marinha, Exército e Aeronáutica.
Precedência nas autoridades rotárias:
·                     Presidente do Clube
·                     Governador do Distrito/RDR
·                     Governadores/RDRs de outros distritos
·                     Ex-Governadores/RDRs
·                     Governador/RDR Eleito
·                     Governador Indicado
·                     Presidentes de Clubes
·                     Ex-Presidentes
·                     Presidente Eleito
(Fonte Cartilha Rotária – Adaptação)
A QUEM SÃO ATRIBUÍDAS, PROGRESSIVAMENTE, AS PROVIDÊNCIAS E DECISÕES INERENTES À ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE?
PRIMEIRO Ao presidente, que deve agir com total independência, nas providências e decisões de comprovada emergência, ou de somenos importância.
SEGUNDO Aos dirigentes, nas pequenas providências e decisões, onde e quando o presidente deve compartilhar responsabilidade.
TERCEIRO Ao Conselho Diretor, cuja responsabilidade vai além da competência dos dirigentes, apreciando os assuntos apresentados em suas reuniões e levando o resultado à homologação do plenário.
QUARTO À assembléia do clube, que analisa, discute e aprova medidas relacionadas com o Regimento Interno, tais como: orçamento, plano de atividades, eleição de dirigentes e diretores, alteração de horário, dia e local das reuniões.
QUINTO À assembléia geral, convocada com a antecedência mínima de 10 dias, que analisa, discute e aprova medidas de alta relevância, como alterações do Regimento Interno, planos de atividade cuja execução dependa de mais de um ano rotário, fundação de clube, participação do clube em eventos ou promoções coletivos, rotários ou não, e projetos de vulto que exijam significativa participação de todos os sócios.
O bom andamento do clube depende, portanto, das providências e decisões corretas por quem de direito, de acordo com a importância de cada assunto a ser analisado, discutido, aprovado ou reprovado.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação – Regimento Interno Rotaract Club Pato Branco -
COMO SE DEFINE O SIMBOLISMO DA SAUDAÇÃO AO PAVILHÃO NACIONAL NO INÍCIO E NO ENCERRAMENTO DAS REUNIÕES?
Como uma demonstração de respeito à Pátria e exaltação ao espírito cívico que deve dominar nossas reuniões. Em alguns países se canta o respectivo hino nacional.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
SÃO NORMA GERAL AS PRECES NAS REUNIÕES?
Não são norma real nem RI pede que se façam preces antes, durante ou depois da reuniões. Nos clubes em todo o mundo encontram-se congregados indivíduos de muitas crenças religiosas e ideais, por isso espera-se que todos sejam fiéis a seus princípios religiosos e que demonstrem respeito sincero e tolerante às crenças dos demais. Cada clube é autônomo e por isso pode dirigir suas reuniões de modo a respeitar as convicções religiosas de todos os seus sócios.
Subentende-se que as preces são benéficas, se proferidas com sinceridade de propósitos, e de modo ecumênico, para evitar qualquer forma de proselitismo.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PROGRAMA E PROJETO?
Programa: delineamento geral dos diversos projetos a serem executados dentro de determinado plano ou período de tempo.
Projeto: item específico de um programa, com características próprias, que pode ser executado em ou sem conexão com os demais projetos de um mesmo programa.
(Fonte: Cartilha Rotária
A PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA É FUNDAMENTAL?
Fundamental e indispensável, porque limita os gastos e estabelece uma contribuição fixa, evitando os desagradáveis reajustes imprevistos, as facadas extra-mensalidades, rifas, listas, sorteios, e outros recursos pouco recomendados.
A perfeita mecânica do clube depende portanto de um orçamento equilibrado, tendo em vista cobrir todas das obrigações financeiras, sem necessidade de apresentar superávit.
Com a moeda estável, o orçamento pode ser feito semestralmente, ou mesmo de uma só vez, antes do início do ano rotário entrante. Quando há inflação, o orçamento deve ser feito trimestralmente, e dele deve contar o percentual de correção previsto para o próximo trimestre.
Para achar o valor da mensalidade, divide-se – pelo número de meses – o total da despesa prevista. O resultado dessa divisão – dividido pelo número de sócios –, dá o valor exato da mensalidade a ser cobrada de cada um.
(Fonte: Cartilha Rotária)
PODE O CLUBE CANCELAR OU MUDAR O LOCAL, DIA E HORA DAS REUNIÕES?
Sim. Desde que haja motivo plenamente justificável. Não se deve, pois, sob pretextos banais, cancelar ou mudar o local, dia e hora das reuniões.
Reuniões realizadas em residências, chácaras, clubes ou outras dependências – fora do local habitual – são de grande valia, se consideradas reuniões de companheirismo, e não reuniões ordinárias ou mesmo festivas.
Deve-se avisar aos sócios do clube, com a devida antecedência – e bem assim aos Conselhos Diretores dos clubes vizinhos –, sempre que ocorrer transferência de local, dia e hora da reunião. As alterações, contudo, não devem prejudicar a execução normal do programa; tudo deve ter o seu curso normal, com a presença da panóplia, sino, secretaria e tesouraria, para que a reunião não perca a sua autenticidade.
A periodicidade, ou seja, a seqüência regular das reuniões em seu local, dia e hora, gera o hábito da freqüência, prejudicando quando há interrupção.
A presença de um dos secretários no local e horário habitual da reunião – para recepcionar visitantes e fornecer cartões de recuperação – é vista com agrado.
(Fonte: Cartilha Rotária)
PODE UM CLUBE ENTRAR EM RECESSO POR OCASIÃO DE FÉRIAS OU DE FIM DE ANO?
Sim, os Estatutos Prescritos para o Rotaract Club prevêem cancelamento de reuniões em feriados ou período de férias pelo conselho diretor do clube, desde que avisados o Rotary Club patrocinador e o RDR.
No caso dos Rotary Clubs não há recesso. As reuniões devem ser realizadas normalmente, ainda que com reduzido número de sócios presentes, no local, dia e hora constantes no último Diretório Anual publicado.
Um clube, cujos sócios são bem informados, não tem sua percentagem média de freqüência prejudicada, mesmo em épocas de férias, porque as recuperações mantém o índice de freqüência sem alterações. Se nos sentimos felizes em visitar outros clubes, porque fechar as portas aos companheiros que desejam nos visitar?
A recuperação é, portanto, dever de todo sócio em férias ou em viagem, e o comparecimento às reuniões ordinárias do clube é dever dos companheiros que não se ausentaram de sua comunidade. É bom lembrar que terça parte do quadro social constitui quorum para qualquer reunião, inclusive assembléias.
(Fontes: Cartilha Rotária – Adaptação e Estatutos Prescritos pelo RI para o Rotaract Club)
PODE-SE VENDER RIFAS OU SIMILARES, OU PASSAR LISTAS PARA ANGARIAR FUNDOS, DURANTE AS REUNIÕES?
Aconselha-se que os clubes sediados em regiões onde o costume de rifas ou loterias não seja permitido, que não se faça uso desses meios para conseguir fundos.
É usual no Brasil fazer-se sorteio para angariar recursos para obras em andamento ou em vias de execução. Todavia, tal iniciativa deve ser a mais restrita possível, evitando-se, tanto quanto possível, a sua generalização, e nunca com o cunho de rifas e loterias.
Listas e outros métodos para angariar donativos, bem como rifa de terceiros, ingressos, livros, canecos, chaveiros e assemelhados, não devem, sob hipótese alguma, ser apresentados aos sócios no local das reuniões, e a secretaria do clube, por sua vez, não pode fornecer relação de sócios e seus endereços para esse e outros propósitos, salvo com prévia aprovação do Conselho Diretor.
Compete ao presidente da reunião evitar, com habilidade e antecipação, que visitantes, convidados – ou mesmo companheiros do próprio clube – usem a reunião para tais finalidades, e aos sócios é facultado negar contribuições a pedidos de qualquer natureza que não tenham sido aprovados pelo Conselho Diretor.
(Fonte: Cartilha Rotária)
EM QUE DATA SE DEVE BASEAR PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DO CLUBE? DATA DA FUNDAÇÃO OU DA ADMISSÃO NO RI?
Muitos clubes, senão a maioria, festejam seu aniversário baseados na data de fundação. Outros, consideram válida a data constante do Diploma de Admissão, por ser o dia em que realmente o clube foi inscrito como membro do RI. Não há, portanto, norma específica. Cada clube tem a sua autonomia e por isso escolhe a data que mais lhe convém.
Se na vida real comemora-se a data de nascimento e não a data de registro civil, supõe-se que também no RI tal comemoração tem uma justificativa perfeitamente plausível.
No caso dos Rotaract Clubs, é preciso lembrar que eles não são membros do RI, como o são os Rotary Clubs. Por isso não há admissão em RI de Rotaract Clubs. No nosso caso, somos clubes de serviço organizados por nosso Rotary padrinho e somos reconhecidos oficialmente por RI. Temos portanto a data de FUNDAÇÃO e a data de RECONHECIMENTO. Nosso diploma também é de Reconhecimento em vez de Admissão.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTATUTOS E REGIMENTO INTERNO?
Estatutos são prescritos pelo RI para todos os Rotaract Clubs do mundo e não podem ser alterados pelos clubes, salvo os artigos I e II, que se referem ao nome do clube e ao nome do Rotary Club patrocinador, porém, de pleno acordo e consentimento com o RI.
Para satisfazer exigências do Código Civil Brasileiro, pode-se acrescentar (não alterar) aos estatutos mais cinco artigos:
a.                 tempo de duração do clube;
b.                sede e foro;
a.                 obrigações sociais;
a.                 condições de extinção;
a.                 destino do patrimônio.
Regimento Interno, como o próprio nome diz, é constituído de regras e normas a serem observadas pelos clubes, relativas à sua atuação dentro dos limites territoriais.
RI fornece um modelo padrão a todos os Rotaract Clubs, a fim de facilitar-lhes a elaboração do seu próprio regimento, dando-lhes a devida autonomia, desde que o regimento, em nenhum de seus artigos, esteja em desarmonia com os estatutos.
O regimento interno, portanto, deve atender às necessidades, circunstâncias e peculiaridades da localidade ou região, constantes dos seus limites territoriais, principalmente no que concerne:
a.                 local, dia e hora das reuniões;
b.                método de eleição de dirigentes e diretores;
a.                 método de admissão de sócios;
a.                 valor das mensalidades;
a.                 valor da jóia de admissão.
Desde que não colidam com normas estatutárias, o regimento interno pode receber emendas em qualquer ocasião e em qualquer de seus artigos, por proposta de um ou mais de um sócio, apresentada ao plenário de uma assembléia convocada para tal finalidade, obedecidas as regras do próprio regimento.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
QUE SE DEVE FAZER PARA QUE O BOLETIM DO CLUBE SEJA EDITADO COM REGULARIDADE?
O boletim é ainda um desafio em muitos clubes. Todavia não é assim tão difícil, se for editado de acordo com as limitações de cada clube ou localidade. As facilidades de impressão estão a cada dia mais ao nosso alcance, e por isso não é tão difícil a apresentação de um boletim de modesta feição gráfica, porém rico em conteúdo.
O boletim deve conter um editorial, um resumo das principais ocorrências das reuniões, percentual de freqüência dos sócios e do clube, balancete do período, datas sociais, notícias das realizações do clube e do distrito, e pequenos tópicos de informação e instrução rotárias.
Todos os espaços devem ser preenchidos com coisas sérias, evitando-se assuntos sociais corriqueiros, anedotas tolas e muitas vezes pornográficas. Um boletim mal redigido, além de recomendar mal clube que o edita, ridiculariza esse mesmo clube perante possíveis leitores.
(Fonte: Cartilha Rotária)
QUAIS AS VANTAGENS DA CAIXA POSTAL PARA O CLUBE?
A caixa postal deve constituir o endereço correto, permanente e inalterável do clube, pois evita o extravio de grande parte da correspondência, freqüentemente enviada ao clube sem destino certo, ora para o local de reuniões, ora para o endereço comercial ou residencial dos dirigentes, ou até mesmo de ex-dirigentes.
Todo clube deve ter a sua caixa postal, cujo aluguel anual custa muito barato, em relação às vantagens que oferece. O número da caixa postal deve ser divulgado em todos os impressos do clube e bem assim remetido anualmente, na época oportuna, à secretaria do RI para que conste do Worldwide Rotaract Directory.
A Campanha da Caixa Postal é uma campanha permanente da Omir-Brasil (desde sua fundação) para que os Rotaracts do Brasil não tenham mais problemas e dificuldades na comunicação por via postal.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
COMO EVITAR A DEPRECIAÇÃO DO ACERVO DO CLUBE?
Quando algum sócio se dispõe a escrever a história do clube, muitos clubes lamentam não haver zelado pelas pequenas partículas que ao longo dos anos formam o valioso acervo histórico do clube.
É importante, portanto, que os clubes novos não se descuidem de algo tão meritório, arquivando o que melhor houver na correspondência recebida e expedida e demais documentos, atas, fichas, currículos, palestras, fotografias, revistas, boletins, troféus, flâmulas, etc., testemunhas de uma época, provas insofismáveis do amor e dedicação de muitos sócios, relíquias que hão de sensibilizar aqueles que nos sucederão nessa jornada.
Mas, para o êxito dessa tarefa, é necessário que o clube disponha de uma secretaria, uma sala, grande ou pequena, própria ou alugada, para evitar que o patrimônio histórico do clube seja dispersado pelas residências e locais de trabalho dos sócios, impossível de ser reagrupado posteriormente.
Dá prazer visitar uma sala onde se vê o diploma de admissão devidamente emoldurado, álbuns, arquivos, troféus, flâmulas, tudo enfim a demonstrar o carinho e o bom gosto daqueles que crêem no clube e no seu futuro.
(Fonte: Cartilha Rotária)
POR QUE SE FALA TANTO EM FREQÜÊNCIA?
Porque sem freqüência não há companheirismo e sem companheirismo não há Rotaract. A experiência de quase um século do Rotary confirma esta assertiva.
O sócio que não freqüenta com assiduidade está fadado ao fracasso, pois não se integra convenientemente e não acompanha a evolução do clube.
O sócio faltante não participa da vida do clube e quando comparece às reuniões e se trave a intervir nos assuntos, quase sempre dá palpites errados, por não estar em dia com a programação. Vai, então, se afastando gradativamente e a sua apatia constitui sério problema para o clube, notadamente no que se refere à média mensal de freqüência perante o Distrito.
Se tal sócio, além de impontual com a freqüência o for também com a tesouraria – como sempre acontece – então sua permanência no quadro social torna-se cada dia menos desejável.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
QUE É RECUPERAÇÃO?
Recuperação é forma encontrada para que o sócio mantenha elevado índice de freqüência, mesmo não podendo comparecer regularmente às reuniões do seu clube.
O sócio que faltou, ou deverá faltar à reunião de seu clube, pode compensar a sua ausência, visitando outro clube (Rotaract ou Rotary) em até 14 dias antes a que deverá faltar, ou até 14 dias depois da reunião a que faltou. Devemos nos lembrar que, por decisão do Conselho Diretor do RI, agora é possível recuperar em Rotary Clubs. Entretanto o Rotary a ser visitado deve ser avisado com antecedência. Não existe qualquer instrumento que garanta a participação de um rotaractiano em um almoço ou jantar do Rotary sem que necessite pagar as despesas da refeição como qualquer outro rotariano recuperante, a não ser acordos prévios que os clubes costumam fazer, em especial clubes patrocinador e patrocinado.
A recuperação é muito valiosa, quando se pretende suprir a falta à reunião do próprio clube, que ocorreu por motivo de força maior. Recuperar, sistematicamente, semanas seguidas, sem justa causa, é contrário aos interesses do clube, que se ressente com a ausência do sócio, pois é um colaborador a menos na execução do programa da comissão que conta com a sua ajuda.
A recuperação é, portanto, faca de dois gumes: se usada convenientemente, beneficia a percentagem média de freqüência do clube; usada sem a finalidade para a qual foi idealizada, prejudica a execução do plano de atividades, visto que a ausência em nada contribui.
(Fontes: Cartilha Rotária – Adaptação e Decisões do Conselho Diretor do RI)
PODE UM SÓCIO RECUPERAR PARA OUTRO?
Não, pois não seria uma recuperação e sim uma tapeação, embora, às vezes, até revestida de boas intenções.
A recuperação só se realiza quando o próprio sócio participa pessoalmente de pelo menos 60% do tempo regular de uma reunião do clube visitado, e se for feita até 14 dias antes da reunião a que faltará, ou 14 dias depois da reunião a que faltou.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
SE AO VISITARMOS UM CLUBE PARA RECUPERAR, A REUNIÃO TIVER SIDO CANCELADA OU TRANSFERIDA DE LOCAL, DIA OU HORA, COMO PROCEDER?
Sempre que isso acontecer, devemos entrar em contato com o secretário do nosso clube, no mesmo dia ou no dia imediato, cientificando-o do ocorrido e pedindo o devido crédito de freqüência.
(Fonte: Cartilha Rotária)
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONVIDADO, VISITANTE E RECUPERANTE?
Convidado:
a.                 pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade, que comparecem a uma reunião a convite de sócios ou do próprio clube;
b.                sócio de outro clube, que compareça a convite do clube para proferir palestra ou outra participação qualquer.
Visitante:
Rotaractiano, rotariano ou interactiano que vem ao nosso clube numa visita de cortesia e de companheirismo, estando ele com 100% de freqüência em seu próprio clube e não necessitando de recuperação.
Recuperante:
Rotaractiano, rotariano ou interactiano interessado em cumprir com os requisitos de freqüência, que vem ao nosso clube não só por cortesia mas para recuperar freqüência da reunião à qual faltou, ou terá que faltar em seu clube. O cartão de recuperação dá a ele o devido crédito de freqüência.
Convém notar que todo recuperante é um visitante, porém, nem todo visitante é um recuperante.
(Fonte: Cartilha Rotária)
QUAL A DIFERENÇA ENTRE RECUPERAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO?
Recuperação, como foi dito, é a vista que um rotaractiano, rotariano ou interactiano – ausente a uma reunião de seu clube – faz a outro clube, ou a um evento rotário, 14 dias antes ou 14 dias depois da reunião a que faltou ou que deverá faltar. Tal visita dá-lhe o devido crédito de freqüência.
Justificação, é uma atitude elegante do sócio que não podendo comparecer à reunião semanal do seu clube, comunica o Conselho Diretor tal ocorrência, por telefone ou por portador. É uma demonstração de cavalheirismo e de consideração para com os seus companheiros, porém, não vale para crédito de freqüência.
(Fonte: Cartilha Rotária)
QUAL A PERCENTAGEM MÍNIMA DE FREQÜÊNCIA?
Sessenta por cento. Quem não atinge 60% de freqüência durante o ano rotário, não tem condições de permanecer no clube.
O sócio que faltar a 4 reuniões consecutivas – sem recuperações – terá o seu título de sócio cancelado automaticamente, a menos que o Conselho Diretor do seu clube considere plenamente justificáveis os motivos da ausência.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)
EXISTE PERCENTAGEM DE FREQÜÊNCIA SUPERIOR A 100%?
Não. Não há exigências nem são computados índices de freqüência superiores a 100%.
Há clubes que dão ênfase à percentagem-extra conseguida pelos sócios, destacando-os em seus boletins informativos ou mesmo premiando-os, servindo isso de estímulo aos demais sócios.
(Fonte: Cartilha Rotária)
QUANDO EM VIAGEM, DEVEMOS REMETER O CARTÃO DE RECUPERAÇÃO PELO CORREIO OU DEVEMOS ENTREGÁ-LO PESSOALMENTE AO SECRETÁRIO QUANDO REGRESSARMOS?
A comunicação da recuperação deverá ser feita ao secretário, a tempo de ser incluída na média percentual de freqüência do clube.
Outra modalidade, que não é estatutária mas que tem dado bom resultado, é aquela de se assumir com o secretário o compromisso de recuperar enquanto ausente. Em qualquer hipótese, entretanto, os cartões de recuperação devem ser entregues ao secretário oportunamente. Caso não tenha como comprovar através dos cartões de recuperação, a freqüência deve ser concedida bastando que o sócio comunique pessoalmente a recuperação efetuada.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
QUAIS AS PRECAUÇÕES A SEREM TOMADAS PARA PROPOSIÇÃO DE UM NOVO SÓCIO?
·                     Saber se a conduta moral e ética do indivíduo, na vida social e profissional, é condizente com a condição de autêntico rotariano;
·                     Saber se reside dentro dos limites territoriais estatutários do clube;
·                     Saber se tem espírito associativo;
·                     Saber se o candidato tem real vocação de servir, porque por mais nobre, culto, rico e influente que seja um cidadão, ele jamais será um bom rotariano, se não tiver vocação.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
QUAIS OS OUTROS CUIDADOS A SEREM OBSERVADOR PELO PADRINHO?
A proposição de um novo sócio é inegavelmente de muita responsabilidade para o proponente, pois do critério dos padrinhos depende o futuro (bom ou mau) do clube.
Ao pretender propor alguém para sócio, deve-se pensar exclusivamente em Rotary, visando não somente as possibilidades de adaptação do elemento no ambiente rotário, mas principalmente as boas qualidades do cidadão.
Nem sempre nos nossos melhores amigos têm condições de ser bons rotarianos. Muitos companheiros já se arrependeram de haver levado para o seu clube irmãos de crença, correligionários políticos, parceiros de passatempos, e mesmo parentes e benfeitores.
Não podemos impedir que qualquer pessoa seja nossa amiga e nos dê prova de sua lealdade; o que não podemos não devemos é pretender que qualquer cidadão seja admitido em Rotary simplesmente por ser nosso amigo.
(Fonte: Cartilha Rotária – Adaptação)
É CORRETO CHAMAR OS COMPANHEIROS POR APELIDOS?
Não. De modo geral usa-se o nome ou prenome, ou uma combinação de ambos, sugerida ou já usada pelo companheiro. Os apelidos, de caráter pejorativo ou jocoso, devem ser evitados, mesmo em encontros de simples companheirismo.
O apelido, em geral, dá – aos menos avisados – excesso de liberdade para com o apelidado, o que nem sempre é compatível com o respeito mútuo que deve imperar no companheirismo cordial e sem abuso de confiança, único capaz de gerar amizades sinceras e duradouras.
(Fonte: Cartilha Rotária)
DEFINIÇÃO DE ECUMENISMO
Ecumenismo, palavra derivada do Grego "OIKOU-MENE" que significa a terra habitada pelos gregos e depois pelos romanos.
Na linguagem eclesiástica, Ecumenismo passou a significar o mesmo que Universal. É a doutrina prática das iniciativas que visam a reconstrução da unidade entre os cristãos.
A base indispensável de todo o verdadeiro Ecumenismo é o reconhecimento mútuo da religiosidade, quer dizer, do fato de as diversas igrejas e comunidades eclesiais se sentirem, enquanto comunidades, convocadas por Cristo à sua igreja.
O Ecumenismo é o esforço das Igrejas Cristãs (das que acreditam em Jesus Cristo) para restaurar a unidade perdida, tanto no plano doutrinal quanto na práxis eclesial. Como movimento, surgiu no século XX, nas igrejas protestantes que, em 1938, criaram o Conselho Ecumênico das Igrejas. Em 1948 realizou-se a primeira Assembléia do Conselho com a presença de 150 igrejas e confissões cristãs e a estranha ausência das Igrejas Ortodoxa e Católica. Com o Papa João XXIII começou uma nova etapa na Igreja Católica. Desapareceu a desconfiança dos Teólogos Ecumênicos e abriu-se nova perspectiva ecumênica. Em 1960 criou-se o Secretariado para a União dos Cristãos. Terminava a teologia da controvérsia: é mais decisivo o que une. Trata-se de irmãos na fé, embora separados.
(Fonte: Guia Distrital do Governador 96-97 D.4640, Valdir Luiz Pagnoncelli)
O QUE É UMA ORAÇÃO ECUMÊNICA?
É o relacionamento pessoal, consciente e amoroso entre o Homem e Deus. A Oração Ecumênica inclui, necessariamente, algum tipo de diálogo (oração vogal) ou conceitual (oração mental).
A oração pela unidade dos cristãos requer santidade de vida dos participantes juntamente com as súplicas particulares e públicas pela unidade dos cristãos que devem ser tidas como alma de todo movimento ecumênico e com razão podem ser chamadas Ecumenismo Espiritual. É importante que os católicos e todos os cristãos se unam em oração pela unidade da Igreja, pois a unidade da Igreja é um mandamento do próprio Salvador, pois Ele rezou assim na véspera de sua morte: "que todos sejam um." (João, 17, 21.) Por outro lado, as orações em comum devem, em primeiro lugar, ter como objetivo a restauração da unidade entre os cristãos.
(Fonte: Guia Distrital do Governador 96-97 D.4640, Valdir Luiz Pagnoncelli)
QUE É RYLA?
RYLA, abreviação da expressão inglesa Rotary Youth Leadership Awards, pode ser interpretada como Seminários de Rotary para Jovens Líderes ou traduzida como Prêmio Rotary de Liderança para a Juventude.
É um encontro de jovens – promovido pela governadoria de um distrito rotário – que congrega líderes de grupos de jovens das mais diversas organizações (esportivas e de aventura, religiosas, de serviço, beneficentes, etc., inclusive escotismo, Interact e Rotaract) para um seminário de uma semana, do qual consta uma série de reuniões de trabalho e discussões em grupo, supervisionadas por pessoas experientes, rotarianos ou não, especialmente convidadas.
O programa de estudo, planejado previamente por um comitê distrital de RYLA, é elaborado de modo a melhorar as técnicas de conhecimentos dos líderes jovens, em todas as áreas de importância, tais como dinâmica de grupo, relações interpessoais, oratória, administração e programação de clubes de jovens, responsabilidades sociais e morais, socorros de emergência, educação física, organização de jogos, troca de experiências, e muitos outros assuntos que possam ser tratados durante a semana do seminário.
Tais encontros são realizados em acampamentos ou ambiente semelhante, longe das interrupções do dia-a-dia.
QUE É INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE JOVENS?
É um programa do RI para jovens de escola secundária (1a a 3a séries do 2o grau), de ambos o sexos, de 15 a 19 anos, que viajam ao exterior por um ano letivo ou período de férias, com a finalidade de promover a boa vontade e a compreensão internacional.
O intercâmbio consiste do envio de um jovem ao exterior, por um clube que tenha condições de receber condignamente um jovem estrangeiro e de conseguir duas, três ou quatro famílias – rotarianas ou não – que o hospedem durante um ano letivo.
O intercâmbio de jovens não tem nenhuma relação com os programas da Fundação Rotária e por isso é aberto também aos filhos e parentes de rotarianos. As despesas com vestuário, passagens e seguros são pagas pelos pais ou responsáveis, enquanto as demais despesas são custeadas pelos clubes e/ou distritos anfitriões.
O clube anfitrião deve atender ainda todas as despesas educacionais e de transportes, providenciar programa de estudos adequado, nomear um rotariano como conselheiro, providenciar orientação e contatos contínuos que facilitem o jovem a familiarizar-se com a comunidade anfitriã, e fornecer-lhe mensalmente uma pequena soma em dinheiro – quantia a ser determinada pelas partes interessadas – para seus gastos pessoais.
QUE É ROTAKID ?
R. É uma organização de serviços patrocinada pelo RI e apadrinhada por um ou mais Rotary Clubs, constituída por crianças de idade entre 4 e 13 anos.
QUE É PROBUS CLUB E COMO CRIÁ-LO

Roteiro para os Rotary Clubes que desejarem patrocinar um clube voltado para pessoas da Terceira Idade.

Providências:
O Presidente do Clube mostrará a importância da criação do PROBUS-CLUBE a fim de servir às pessoas idosas.
Levar um palestrante para falar sobre o assunto no Clube.
Aprovar a idéia no Conselho Diretor do Clube. Saber se o Rotary se dispõe a dar atenções às pessoas idosas e a aposentados, empenhando-se em estimular a solidariedade e mútuo apoio entre pessoas da Terceira Idade.
Levar a decisão do Conselho Diretor à Assembléia do Clube - interessar o maior número possível de membros do Clube e da Comunidade - para que a referende. (O Clube como um todo aprova).
Designar uma Comissão de Organização do PROBUS-CLUBE do ROTARY CLUBE (nome do patrocinador), Presidente e mais dois membros.
Conseguir um local e estabelecer a hora para a reunião de adesão. O local deve ser escolhido de acordo com a conveniência dos interessados. Divulgar, com bastante antecedência, através dos Companheiros ou outros meios de Comunicação Social o dia, hora e local da reunião de fundação do PROBUS-CLUBE - (Fazer deste encontro um evento de respeito às pessoas idosas).
A próxima reunião já deve ficar marcada com local, dia e hora definidos. As primeiras reuniões poderão ser presididas pelo representante do Rotary Clube patrocinador, até passar para o Presidente do PROBUS-CLUBE - mesmo que seja Diretoria Provisória.
Sugerir que as reuniões sejam semanalmente, até a Constituição do PROBUS-CLUBE, isto é, do Conselho Diretor e Comissões de Serviços Internos, Serviços Profissionais e Serviços à Comunidade. (É recomendável acompanhar a estrutura do Rotary Clube que irá fundar e patrocinar o PROBUS).
O QUE É CASA DA AMIZADE?
Há duas versões como resposta:
1.                Prédio, salão ou sala, próprio ou alugado, onde se reúne a família rotária para trabalho e/ou lazer;
  Associação benemerente, composta de esposas e parentes de rotarianos – como sócias efetivas –, e senhoras e senhoritas da comunidade como sócias cooperadoras, beneméritas e honorárias.
  As Casas da Amizade, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e hoje se estendem por diversos países do mundo rotário.
No Brasil, a associação de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, é uma entidade civil, considerada de utilidade pública pela Lei no. 5.575, de 17 de dezembro de 1969, sancionada pelo Presidente Médice. Ocupa-se de promoções sociais e filantrópicas, e colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas pelo respectivo Rotary Club.
Tem seu emblema, estatuto e regimento próprios, sem qualquer vínculo com o Rotary, a não ser aquele decorrente do parentesco das sócias efetivas com membros do Rotary Club. Não pode usar o nome nem o emblema do Rotary, isoladamente ou em conexão com o seu emblema, em bandeiras, flâmulas, crachás, cartazes, impressos e outros.
QUAL A POSIÇÃO DAS CASAS DA AMIZADE PERANTE O ROTARY INTERNATIONAL?
Oficialmente, a posição das associações de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, está restrita aos elogios e incentivos constantes no Manual de Procedimento do RI.